top of page

'CENTRAL' EXPÕE PODER PARALELO DAS CADEIRAS BRASILEIRAS


Está nos cinemas o premiado documentário CENTRAL, de Tatiana Sager e Renato Dorneles, sobre o poder das facções criminosas e o comportamento dos detentos do presídio de mesmo nome, em Porto Alegre, considerado o pior do Brasil por entidades internacionais. O filme baseia-se, principalmente, em vídeos feitos pelos próprios presidiários, com imagens feitas das galerias.


CENTRAL também apresenta entrevistas com policiais, autoridades em segurança pública, além de dos próprios presos e seus familiares. Em depoimento no material de divulgação, Tatiana Sager destaca que, nas cadeiras, reina o poder do "chefe", em que nada é feito sem o consentimento dele, funcionando como uma espécie de "prefeito".


- No Rio Grande do Sul, e acredito quena maioria dos presídios do país, os detentos são separados por facções.Cada facção ocupa um bloco, uma galeria, e os presos são separadosde acordo com as facções a que pertencem, para evitar as mortes. As autoridades alegam que isso é redução de danos., disse a diretora.


O documentário foi inspirado no livro Falange Gaúcha, do jornalista Renato Dorneles, De acordo com a sinopse,, CENTRAL ajuda a entendermos a crise pela qual passa o sistema carcerário brasileiro, que culminaram em recentes rebeliões no Norte e Nordeste



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page