top of page

BOMBA ATÔMICA E ENERGIA NUCLEAR NO MAM. EM FORMA DE DOCUMENTÁRIOS


Documentários integram o calendário de atrações da 5º edição do International Uranium Film Festival, na cinemateca do Museu de Arte Moderna, no Rio. A mostra acontece hoje e amanhã

A partir das 15h, desta quinta-feira, na Sessão Bomba Atômica serão exibidos Hiroshima Preces de uma Mãe, de Motoo Ogasawara, documentário japonês de 1990. A obra mostra com imagens capturadas logo após a explosão nuclear, sendo uma chamada para a paz mundial do ponto de vista de uma mãe de Hiroshima.

E, seguida é a vez de Nuclear Savage: The Islands of Secret Project 4.1, de Adam Jonas Horowitz. É um ocumentário realizado nos Estados Unidos em 2012 e será apresentado em inglês com legendas em espanhol. Em ilhas paradisíacas do Pacífico, os EUA explodiram 67 bombas atômicas. Baseado em profunda pesquisa documental e depoimento de moradores das ilhas, o filme é revelador, impactante e magistral.


Às 17 na sessão Arte Atômica, 11:02 de 1945.Retratos de Nagasaki de Roberto Fernández, uma co-produção Brasil e Argentina. O filme irá contar com a presença do diretor. 11:02 faz referência a hora que os Estados Unidos jogaram a bomba atômica na cidade de Nagasaki. Alguns sobreviventes vieram morar no Brasil. Três deles contam a sua história na tela.


Às 19 h, na Sessão Bombas Perdidas, Operación Flecha Rota. Accidente Nuclear en Palomares, de Jose Herrera Plaza. Espanha, 2007. A verdade sobre quatro bombas atômicas perdidas no sul da Espanha.




Amanhã, sexta, dia 17, às 15h na sessão Radioatividade, está programada La Cosa Radiactiva de Sergio Galán e Alejandro Perez. Filme espanho de 2013, A obra traz experiências e cenários na fronteira entre arte, ciência e ativismo


Às 17h na sessão Fukushima, três filmes:

The Plan(?) de Susan Rubin e Andrea Garbarini. Produção norte-americana de 2014,Em seis minutos, o filme mostra a eficácia do plano de evacuação da usina nuclear de Nova York.


Alone In The Zone de Ivan Kovac e Jeffrey Jousan. Japão, 2013,’. Na região de Fukushima, um agricultor permanece na zona radioativa de evacuação para cuidar de animais abandonados. Veja o filme no link abaixo


Ordinary Lives de Taizo Yoshida. Japão, 2012, documentário, japonês, legenda em português, O longa metragem stra como é importante continuar nossas vidas comuns. . Fukushima é um 'campo de batalha' para manter a vida das pessoas fora da radioatividade.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page