top of page

DOCUMENTÁRIO 'CATIVAS-PRESAS PELO CORAÇÃO' EXALTA O AMOR ENCARCERADO


Chega aos cinemas o documentário Cativas - Presas pelo Coração, primeiro longa da diretora Joana Nin, em coprodução com o canal GNT. Em conversa ao site, a diretora destacou que o filme é produto de “uma longa batalha contra todos os obstáculos inimagináveis”. O amor de mulheres que ultrapassa muros e grades de presídios despertou sua curiosidade em um trabalho que já dura 12 anos tendo gerado o premiado curta metragem Visita Íntima.


O documentário enfoca a vida de sete mulheres e suas diferentes trajetórias, que têm em comum o desejo de (re)construir suas famílias fora da prisão. O ambiente retratado é o maior complexo prisional do Paraná. O filme joga luz na saga delas em busca de ter contato com seus parceiros, enfrentando diversas barreiras em nome do amor.


A equipe acompanha até uma visita íntima no motel da penitenciária. Outro momento retratado no filme é a revista feminina, em vias de extinção, ora em debate nacional devido ao constrangimento pelo qual as mulheres sofrem. Os personagens concordaram em usar microfones que permitiram captar o teor dessas conversas, o que aproxima ainda mais o espectador ao tema. A paixão que exala nesse amor por muitos incompreendido está presente inclusive na trilha sonora, com destaque para o sucesso de Márcio Greyck, com “Impossível acreditar que perdi você”.


Não apenas na frente das câmeras o universo feminino é destaque. A equipe que produziu o documentário em boa parte é composta por mulheres, como Jordana Berg, que atuou junto com o falecido cineasta Eduardo Coutinho em filmes como Santo Forte e seu filme póstumo, Últimas Conversas. Professora do curdo de pós-graduação em Cinema Documentário da Fundação Getúlio Vargas, Joana Nin acredita que o filme serve como ponte para se repensar o sistema carcerário brasileiro em que a ressocialização do preso é alvo de críticas de especialistas.


Menção honrosa no Festival do Rio, Cativas - Presas pelo Coração também fez carreira internacional. Integrou o festival de Estocolmo e na Première Brasil Berlim, ambos em 2014. Além disso, o filme participou de mostras na Argentina, Uruguai e Holanda, onde ocorre o mais importante festival de documentários do mundo.


Assista ao trailer do filme no link abaixo:



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page