top of page

CIRCO VOADOR TEM SUA TRAJETÓRIA CONTADA EM DOCUMENTÁRIO


Já está nos cinemas o documentário Circo Voador - A Nave, da diretora Tainá Menezes, sobre um dos ícones da cultura pop do Rio de Janeiro. O espaço, que é um misto de casa de shows, lugar de resistência e teatro, passa dos trinta anos e tem sua trajetória contada no filme, abordando boa parte do que ocorreu dentro e fora da lona. Aquele verão de 1992 no Arpoador deixou marcas profundas. Hoje, está fincado na Lapa, no centro do Rio.


Taína levou cerca de cinco anos para concretizar seu trabalho, longe da verba de leis de incentivo, e apresenta um produto que descentraliza um pouco dos documentários comuns, quando opta por não usar uma narração tradicional, calcada em um profundo trabalho de pesquisa. Os fatos falam por si só.


As grandes histórias produzidas pelo Circo estao lá, assim como seus principais personagens. Na tela estão Barão Vermelho, Cazuza, Caetano Veloso, Legião Urbana e Tim Maia, entre outros nomes que ajudaram a consolidar o rock brasileiro. Tom Zé diverte ao lembrar a chamada noite das calcinhas como um síntese do Circo Voador. Marcelo D2 conta que muito antes de explodir para o mundo via Circo chegou a pular o muro para acompanhar os shows.


O momento mais crítico da trajetoria do Circo está presente. O filme aborda as versões para explicar o episódio de seu fechamento por quase oito anos, depois que um grupo de políticos foi insultado por João Gordo e seus Ratos de Porão. Reaberto na gestão César Maia, ele mesmo está presente no filme e ressalta a relevância do lugar. Nesse episódio é de se destacar a luta da diretora Maria Juça, que não mediu esforços e recorreu à Justiça para ver a lona reerguida.


Veja aqui o trailer



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page