top of page

DOCUMENTÁRIO CELEBRA CENTENÁRIO DE ORLANDO SILVA




Para celebrar o centenário do "cantor das multidões", a Rádio Batuta, do Instittuto Moreira Salles, lança em seu site neste sábado, dia 3, a quinta e última parte do documentário Orlando SIlva - "A voz e a Vida". O roteiro e a apresentação são do jornalista e pesquisador João Máximo.


Nascido no subúrbio do Engenho de Dentro, Silva foi considerado um dos maiores cantores do Brasil, logo sendo popularizado graças ao rádio nos anos 1940. Seu estilo sóbrio veio influenciar várias gerações de músicos, como Caetano Veloso e Paulinho da Viola. João Gilberto, por exemplo, o elegeu como responsável por sua carreira de cantor.


Sucesso nas paradas e no corações dos fãs, sua vida, entretanto, nunca foi um mar de rosas. Nascido de família pobre, Orlando Silva desde cedo superou problemas, quando logo aos 16 anos, perdeu três dedos do pé esquerdo esmagados num acidente de bonde. Naquela época como não havia anestesia, era comum o uso de mrofina para atenuar a dor. Os entorpecentes passaram a fazer parte com heroína e cocaína, drogas que afetaram significativamente sua voz.


Mesmo assim, foi responsável pela primeria gravação de Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro, em 1937, e Lábios que beijei, de J Cascata e Leonel Azevedo, entre outros. Orlando Silva morreu aos 62 anos, em 1978.


O primeiro capítulo do documentário sobre o cantor pode ser conferido no link

http://www.radiobatuta.com.br/Episodes/view/880


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page