top of page

DA VASSOURA ÀS TELAS: GARI MAIS FAMOSO DO BRASIL VAI GANHAR DOCUMENTÁRIO


Gari Renato Sorriso em atividade durante gravação do documentário. Foto: divulgação


Renato Sorriso e o diretor do documentário J. C. Oliveira. Foto: divulgação

Um dos representantes informais do estilo carioca e querido por muitos, o gari Renato Lourenço, mais conhecido como Renato Sorriso vai ter sua vida contada em um documentário. O riso largo que lhe valeu o apelido alçou voos mais altos quando trabalhava na limpeza do Sambódromo durante o desfile de 1997. Tendo a vassoura como adereço, Renato começou a sambar ao final da passagem das escolas, sem esquecer seu ofício enquanto levantava as arquibancadas com sua simpatia e alegria.


Logo encantou a todos e virou um símbolo do carnaval carioca. A fama gerou comerciais, participação em uma novela e, o ponto máximo, no encerramento das Olimíadas de Londres, em 2012, com o uniforme laranja e a vassoura. Mesmo com toda projeção, Renato bate ponto diariamente na limpeza das ruas da cidade.


Exatamente essa participação no evento olímpico que chamou a atenção do diretor J. C. Oliveira, que já acompanhara o trabalho do gari na região da praça Xavier de Brito, na Tijuca, onde mora, e Renato Sorriso atua há mais de vinte anos. Em entrevista ao site, Oliveira contou que, embora próximos, nunca havia conversado com a famosa personalidade. A primeira vez, porém, só ocorreu há três anos quando a produtora do cineasta auxiliava uma gravação para a TV em que o gari participava. " A partir daí, tive a ideia do documentário, procurei por ele e topou a ideia do filme", conta o diretor, dono da produtora Caos e Cinema, que desenvolve diversos projetos, inclusive documentários.


Em 2013, a primeira parte do documentário ganhou forma quando Oliveira gravou uma entrevista em vídeo com Renato Sorriso de cerca de uma hora, já com o objetivo de reunir material para seu projeto, ao qual conseguiu apoio da Comlurb, empresa municipal de limpeza onde o gari trabalha.


J. C, Oliveira diz que o projeto será um curta metragem, de cerca de 15 minutos de duração, já tendo, inclusive, concorrido em alguns editais de fomento ao cinema. Justamente a dificuldade de obter financiamento é, na opinião do diretor, o maior entrave para a produção de filmes, entre eles documentários. "Existem diversos custos na produção de um filme, desde aluguel de equipamentos a remuneração dos profissionais envolvidos. Além disso, da forma como penso esse documentário, existe um custo de material de arquivo, em vídeo e fotos, que é bem caro.", sintetizou o diretor, destacando o árduo caminho percorrido via leis de incentivo, mesmo em se tratando de curta-metragem. " De uma forma ou de outra, espero ter o filme pronto em 2016", completa J. C. Oliveira.


Veja aqui ao teaser do documentário Sorriso


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page