DOCUMENTÁRIO SOBRE AMARILDO SERÁ EXIBIDO NA GLOBONEWS
- Renato Landim
- 9 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

No momento em que o caso do pedreiro Amarildo de Souza volta à tona após o Ministério Público reabrir o processo depois da divulgação de novas imagens sobre seu desaparecimento, o documentário O Estopim, do diretor Rodrigo Mac Niven, será exibido neste sábado dia 11, na Globonewes, às 20:30h. O episódio gerou a expressão "Cadê o Amarildo?" que se alastrou na sociedade.
O filme integra a mostra Documentários do canal em que uma vez por mês os assinantes do canal são brindados com uma produção relevante. Será a primeira vez na TV, mas o filme vem tendo exibições em regiões populares no Rio de Janeiro e em outros estados, seguido de debates, enfocando o tema da segurança pública. O ultimo ocorreu nesta quarta feira, na Lapa.
O centro do documentário enfoca o assassinato de Amarildo após uma sessão de tortura atribuída a policias da UPP da Rocinha, em julho de 2013. O filme levanta discussão sobre a política de segurança pública do Rio de Janeiro e o projeto de pacificação. O diretor Rodrigo Mac Niven aproveita o episódio para destacar a militarização do projeto governamental e denuncia os desmandos que estariam acontecendo nos morros cariocas.
O filme apresenta cenas de ficção nas quais um ator representa o pedreiro. O documentário trilha na figura do líder comunitário da Rocinha Carlos Eduardo Barbosa, o Duda, amigo de Amarildo. Duda já havia denunciado ao Ministério Público abusos atribuídos a policias dentro da comunidade meses antes do sumiço de Amarildo. Ainda hoje, sua luta é evitar que casos assim voltem a ocorrer.
Realizado em menos de um ano, O Estopim foi produzido totalmente de forma idenpendente, contando com cerca de 40 pessoas convidadas pelo diretor e aceitaram aderir ao projeto destacando a importância da proposta do documentário.
Veja o trailer do documentário no link abaixo