top of page

NOS 5 ANOS SEM SARAMAGO, CANAL BRASIL EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE ESCRITOR PORTUGUÊS


Para lembrar os cinco anos da morte do escritor português José Saramago, o Canal Brasil vai apresentar hoje, às 18:30h, o documentário José e Pilar, do também português Miguel Congalvez Mendes. O filme é uma produção conjunta entre Portugal, Espanha e Brasil e chegou aos cinemas no final de 2010.


O filme é um registro de dois anos do cotidiano do escritor e sua esposa, a jornalista e tradutora espanhola Pilar Del Rio. Nesse tempo, o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura estava em meio a criação da A viagem do Elefante e fica clara a importância de Pilar na vida do escritor.


Cenas delicadas como quando ela organiza a agenda e atua como sua assessora revelam intimidades de um casal, sem ser invasivo. Na época do lançamento do filme no Brasil, o diretor Miguel Mendes disse ao site G1 que sua concepção era uma contar uma história,e não um documentário. Historia, segundo ele, sobre um homem que está em vias de escrever um livro, que adoece, e por isso, receia não terminá-lo, mas depois consegue se estruturar. Há ainda registros que o grande público não poderia supor como a do casal indo ao cinema assistir à animação Wall-E. O documentário ainda registra a emoção de Saramago quando assisste pela primeira vez a versão para o cinema de seu livro Ensaio sobre a cegueira, de Fernando Meireles


Outro destaque do filme fica por conta do relato do primeiro encontro do casal, não sentindo a diferença de idade de 28 anos. Nem tudo eram flores, no entanto, na relaçao à dois, como mostra o momento em que discutem sobre políica. Pilar defende as posições da ex-primeira dama americana Hilary Clinton diante da reprovação de Saramago, pois ela manifestava apoio ao então candidato Barack Obama.


Veja aqui ao trailer do documentário





Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page