top of page

EM MEIO ÀS DENÚNCIAS DA FIFA, DOCUMENTÁRIO JÁ LEVANTAVA SUSPEITAS DE NEGÓCIOS ESCUSOS DA ENTIDADE


A notícia-bomba da prisão de sete dirigentes da Fifa, entidade máxima do futebol, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e o indiciamento de outras catorze por corrupção abalou o mundo do esporte. Alguns pontos desta história haviam sido levantados no documentário “Conversa com JH”, de 2014, do jornalista Ernesto Rodrigues, derivado do livro "Jogo Duro" sobre a face oculta de poder e prestígio do então presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange.


Em entrevista à rádio CBN, Rodrigues classificou de histórica a decisão judicial, sobretudo nos últimos vinte anos da gestão de Joseph Blater, que precisou dar satisfações à opinião pública dos atos praticados pela entidade. Segundo o jornalista, tal situação era oposta aos tempos de Havelange em que a entidade era fechada.


No documentário (veja trailer abaixo), Ernesto Rodrigues complementa as apurações contidas no livro e contextualiza a gestão de Havelange no cenário do futebol mundial. Para debater a difícil relação com o biografado na realização do trabalho, Rodrigues promoveu uma espécie de bate papo com outros jornalistas, entre eles Geneton Moraes Neto, que centralizou em vários conflitos, sobretudo éticos quando, por acordo, precisou mostrar os originais da obra para o ex-presidente da Fifa.


O filme entrevista diversas personalidades do mundo esportivo e pessoas que convivem com o dirigente, ressaltando sua personalidade firme e a condução da entidade com mão de ferro, sobretudo no que diz respeito a contatos comerciais e ligações políticas.


Depois dos cinemas, o documentário “Conversa com JH” virou uma série de episódios veiculada pelo Canal Brasil.





Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page