top of page
Buscar

CLIMA DE GERAL DOMINA ESTREIA DO CINEFOOT NO RIO

  • por Renato Landim
  • 22 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

Antigos frequentadores da geral do Maracanã. (foto 11mm - Fussballfilmfestival)

A presença de torcedores dos quatro grandes clubes do Rio, vestidos a caráter, que frequentavam a antiga geral do Maracanã marcou o primeiro dia do Cinefoot, festival de documentários sobre futebol, que acontece até a próxima terça-feira, na cidade. O clima remetia àquele vivido no espaço, extinto há dez anos com as reformas no estádio e acendeu um ar de nostalgia no público presente no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo. Para marcar a data, o festival programou a exibição do documentário “Geral”, de Anna Azevedo, agraciada com a Honraria Futebol Arte-2015.


Em entrevista exclusiva ao site, a cineasta exprimiu o sentimento de felicidade por receber a premiação, pois o filme havia sido lançado na primeira edição do Cinefoot. Ao mesmo tempo em que manifesta alegria pelos dez anos do filme, Anna Azevedo lamenta o fim da geral nos estádios de futebol.


Sobre a motivação para fazer o filme, Anna revelou que conhecia bem a geral, em razão de seu trabalho como jornalista esportiva e conhecia o “poder imagético daquele lugar”. Tão logo surgiu a notícia de seu fechamento, a cineasta logo pensou que aquela história precisava ser contada. “Foi a forma que encontrei para registrar a memória do lugar e a do Rio de Janeiro, de certa forma”, frisou.


Diretora de outro documentário ligado ao futebol, “Berlinball”, Anna Azevedo considera a antiga geral como um anfiteatro, em que seus frequentadores eram autênticos atores, desempenhando o papel dos torcedores, e alguns usando até fantasias para exprimir seus sentimentos. Além disso, destaca, a mensagem política que eles produziam, pois sabiam que estavam sendo vistos. “Geral” pode ser conferido no Youtube ou Vímeo.


Ainda radiante após a exibição do documentário “Messi” e recebendo muitos cumprimentos, o diretor do festival Antônio Leal destacou que, mais uma vez, procurou não apenas trazer filme sobre futebol em si, mas obras contendo histórias humanas, e atrair um público diversificado. “É comum ver mulheres sozinhas, sem namorados ou maridos”, orgulha-se. Indagado sobre as consequências dos 7a1, Leal disse perceber que já foram produzidos alguns documentários e curta-metragens acerca da derrota do Brasil para a Alemanha na última copa do mundo.


A programação completa do Cinefoot está no site do festival: www.cinefoot.org. Todos os filmes têm entrada franca.


 
 
 
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Gosta de documentários?

Então seu lugar é aqui...

© 2015. Idealizado por Renato Landim

bottom of page