MESSI E GERAL ABREM O CINEFOOT 2015
- Renato Landim
- 19 de mai. de 2015
- 1 min de leitura

A sexta edição do Cinefoot, festival internacional de documentários sobre futebol, começa nesta quinta feira, dia 21, no Rio de Janeiro em quatro localidades na cidade, sempre com entrada franca. Na noite de abertura, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, às 20:30h, destaque para 'Messi”, de Álex Iglesia, e o curta-metragem “Geral”, de Anna Azevedo, cineasta homenageada nesta edição.
De acordo com a produção, a mostra reúne 49 filmes de diversas partes do mundo, e em razão de a Copa América acontecer no Chile, o festival trará destaques daquele país em sessões especiais. O mesmo tratamento, inclusive, irá receber a República Theca.
“Geral” aborda de forma carinhosa os “geraldinos”, expressão pela qual ficaram famosos os torcedores que assistiam de pé em um pretensamente democrático espaço no Maracanã. O local foi abolido há dez anos nas reformas do estádio em cumprimento às exigências da Fifa. O filme de Anna Azevedo procura retratar um pouco a alma desses personagens que ficaram na memória de um estádio que não mais existe.
"Messi", por sua vez, revela o começo da carreira do argentino, astro do Barcelona, quatro vezes ganhador da Bola de Ouro da Fifa, sua infância pobre e complicada desde que foi dignosticado com deficiência de crescimento. Em busca do sonho de jogar futebol, Messi deixou sua famíia, em Rosário, e partiu para o Barcelona, que prometera-lhe arcas com todas as despesas.
A programação completa do Cinfoot 2015 pode ser conferida no site http://www.cinefoot.org/
trailer de Messi