É Tudo Verdade vai prestar homenagem a Eduardo Coutinho com exibição de "Ultimas Conversas"
- por Renato Landim
- 7 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
“Últimas conversas”, documentário inacabado de Eduardo Coutinho, vai abrir o festival É Tudo Verdade de 2015, entre os dias 10 e 19 de abril. A exibição do filme será uma homenagem ao cineasta tragicamente assassinado no ano passado no Rio. Em cerca de uma hora e meia de projeção, a obra, inédita, estava em fase de pós-produção quando ele morreu. No final de 2013, o documentarista havia conversado com alunos do ensino médio de escolas públicas do Rio, fazendo perguntas como “por que você estuda?” para fazer um documentário sobre o mundo dos adolescentes.
O diretor do festival, Amir Labaki, revelou sentir-se honrado por poder prestar essa homenagem a Eduardo Coutinho, diretor de “Edifício Master”, “Santo Forte”, entre outras obras na abertura da 20ª edição do É Tudo Verdade. Segundo ele, “Últimas Conversas” não carregava, de origem, as marcas de um filme de despedida. Mas, agora, trata-se de um belíssimo fecho para uma das obras mais originais da história do documentário mundial e do cinema brasileiro, e agradece à Videofilmes por cedê-lo ao evento.
Sobre a chegada do festival a sua 20ª edição, Labaki destaca que isso é uma prova do vigor da produção nacional e mundial de documentários nesse período. Além do próprio evento, o diretor salienta que há mais dois destaques especiais: os 80 anos de Vladimir Carvalho, um dos mais renomados cineastas brasileiros e o o centenário de nascimento de Orson Welles.
Para este ano, o festival vai apresentar ao todo 109 títulos de 31 países. Destes, 16 terão estreia mundial. A competição de longas e médias metragens conta com sete filmes, todos inéditos. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$110 mil e um troféu criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa. Além do Rio de Janeiro e São Paulo, o É Tudo Verdade terá edições em Belo Horizonte, Santos e Brasília. A entrada é franca em todas as sessões.
Outras informações e a relação completas dos filmes podem ser obtidas no site do festival.http://www.etudoverdade.com.br/br/home/
